14 abril 2014

RESENHA HISTÓRICA



O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objectivo de preencher, na cidade de Évora, um “Espaço Cultural” dedicado ao Coral Tradicional do Alentejo.
O seu repertório é preenchido por “Modas Antigas”, mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional, não sendo feitos quaisquer arranjos nem alterações às músicas nem aos poemas, sempre de origem popular.
Tem a particularidade de ser um Coral misto, contando hoje com cerca de 25 vozes. Durante as suas actuações o Grupo exibe igualmente os trajes tradicionais do Alentejo, representando com rigor o modo de vestir dos vários estratos sociais e profissões dos anos 40.
Tem prestado uma colaboração incansável nas muitas solicitações a que é convidado para enobrecer com o Cante Tradicional as muitas representações oficiais, e não só, que visitam a Cidade de Évora.
O Grupo foi condecorado com a medalha de mérito municipal "Classe de Ouro" na Homenagem da Cidade de Évora a Instituições e Cidadãos, no dia 29 de Junho de 2004.
Nos seus 33 anos de existência e de actividade contínua, são já variadíssimos os trabalhos imortalizados em CD.
O Grupo, além de cantar o Alentejo, tem vindo a reunir na sua sede própria, situada nos antigos celeiros da EPAC, no núcleo histórico da cidade de Évora, uma colecção de alfaias e utensílios utilizados nos trabalhos do campo bem como peças do traje etnográfico e que constituem um pequeno museu rural. Na sua sede o grupo dedica-se, também, à gastronomia, servindo refeições para grupos de pessoas, animadas por uma actuação do Grupo Coral no final do repasto.
Contam com diversas actuações em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Cuba, Rússia, Arménia, Tunísia, Egipto, Canadá, Espanha, etc., e, em Julho de 2010, em Ravena, Itália, no âmbito do projecto Oralidades. Este projecto é uma iniciativa ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e envolve uma parceria internacional entre os Municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravena (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural baseado em aspectos comuns das comunidades europeias.


Sem comentários:

Enviar um comentário